Por que Problemas na Raiz de Dente são Mais Comuns na Terceira Idade

Como o Uso de Remédios Durante a Terceira Idade Pode Afetar a Saúde Bucal?
1 de novembro de 2018
A Importância do Fio Dental no Kit de Higiene Bucal da Criança
5 de novembro de 2018

Por que Problemas na Raiz de Dente são Mais Comuns na Terceira Idade

Entre os problemas comuns nessa época, estão também aqueles na raiz do dente. Essa parte do dente se torna exposta, o que também pode ser conhecido como retração gengival ou recessão. Esse quadro é comum na terceira idade devido a alguns problemas como a técnica de escovação inadequada, quando a força utilizada no momento da escovação é excessiva ou quando as cerdas da escova do dente são muito duras, e o acúmulo de placa bacteriana e tártaro, que levam à inflamação e problemas periodontais.

A sobrecarga oclusal excessiva também pode ser uma das causas. “É quando ocorre excesso de força mastigatória em determinados dentes, o que pode ocasionar a abração, que é a perda da estrutura dentária de esmalte ou dentina, que geralmente ocorre junto à gengiva”. Além disso, restaurações com excesso, movimentação ortodôntica incorreta e apinhamento dos dentes também podem levar a esse problema.

QUAL O TRATAMENTO PARA ESSES CASOS?

Uma dúvida entre muitas pessoas é se existe um tratamento para a “raiz exposta”. “Infelizmente, a perda óssea ocasionada por um dos fatores previamente citados costuma não ser revertida, mas contida, removendo ou controlando os fatores que causaram o problema”. Existem ainda algumas cirurgias para regeneração óssea e gengival para casos extremos, que podem obter alguma melhora, mas não funcionam para todos os casos. Para reduzir a sensibilidade causada por esse problema, o dentista também pode oferecer uma série de tratamentos.

Encontre os melhores Profissionais Odontológicos para saber a necessidade de uma extração.

www.dentistasdejau.com.br

Fonte: sorrisologia

1
Olá?
Como posso ajudar?
Vamos conversar.
Powered by