A cárie é um problema bucal que acontece sempre que as bactérias presentes na boca se alimentam dos açúcares que consumimos. Isso acontece principalmente quando não há a limpeza adequada bucal, estimulando o acúmulo da placa. Para identificar a presença desta complicação, é necessário somente analisar a parte superior dos dentes. “A cárie, geralmente, se caracteriza por manchas brancas ou escuras acompanhada de cavidades, ou seja, buraquinhos nos dentes”.
A sensibilidade dentária, por outro lado, não se expressa na aparência dos dentes. Mas, ela normalmente está associada a outros problemas. “Pode ser por retrações gengivais, desgaste no dente, bruxismo, entre outros”. Esse quadro é caracterizado por dores sempre que o paciente ingere alimentos ou bebidas doces, ácidos, muito gelados ou quentes, comprometendo toda a experiência de comer um bolo de chocolate de sobremesa.
Para tratar da cárie, todas essas situações explicitadas pela especialista podem acontecer: aplicação de flúor, mudança dos hábitos alimentares, tratamento de canal com restauração de pino e coroa, restaurações, e em casos mais graves, a remoção do dente. Já a sensibilidade dentária também pode ser cuidada com a aplicação do flúor, mas ela depende do diagnósticos dos outros problemas. “Nos casos de retração gengival, tenta-se cirurgias periodontais, aplicações de laser, além de orientação ao paciente quanto à técnica de escovação e controle nos hábitos alimentares”. Entretanto, tudo depende do caso e de quais problemas se manifestam, sendo a consulta com o dentista necessária para o tratamento adequado.
Encontre os melhores Profissionais Odontológicos para saber a necessidade de uma extração.
Fonte: sorrisologia